Social

InsideOut

InsideOut

O nosso programa de apoio social, que canaliza a vontade da comunidade em ajudar pessoas em situações de dificuldade em diversas áreas: Alimentação, vestuário, mobiliário, apoio jurídico, apoio clínico, apoio escolar, Campanha de Troca de Livros Escolares, etc. São algumas das áreas abrangidas de acordo com as solicitações e conforme a disponibilidade dos voluntários, com várias ações:

Descrição:

Os idosos são portadores de um manancial de conhecimentos, como saberes ecológicos e experiências úteis, que devidamente aproveitados e transmitidos às gerações futuras, contribuindo para um mundo melhor e para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Pretendemos que os idosos sejam agentes dos seu próprio desenvolvimento, defendendo um envelhecimento ativo e produtivo, no sentido de lutar contra os sentimentos de inutilidade e falta de estima e respeito pela sua pessoa. É através do envolvimento intergeracional que fomentaremos a interação, cooperação, ou intercâmbio entre gerações, envolvendo a partilha de competências, conhecimentos e experiências que reforçam laços, entre idosos, famílias, crianças, jovens e adultos.

  • Objetivos:
  • Contribuir para evitar o isolamento e permitir a relação com a comunidade envolvente;
  • Fomentar a integração social dos idosos e a promoção e defesa dos seus direitos;
  • Facilitar o acesso a infraestruturas básicas: religiosas e de lazer, festivas, etc;
  • Facilitar o relacionamento comunitário e com pessoas de referência;
  • Proporcionar momentos de lazer/ocupação.

 

Atividades:

Companhia, promoção das relações afetivas; execução de pequenas tarefas: compras, recados, marcação de consultas; levantamento de receitas e medicação; realização de pequenas caminhadas/passeios (ao cabeleireiro, à igreja, ao mercado, a casa de vizinhos ou familiares); leitura, música, escrever cartas; aconselhar para a saúde; sinalização às instituições competentes de casos de negligencia.

As atividades poderão desenrolar-se no espaço multiusos do CCVA ou na residência do idoso. Inicialmente 1x por semana e de acordo com disponibilidade dos voluntários.

 

Participamos também em atividades promovidas pela AVA - Associação Vida Abundante.

Artigos

18 maio 2020
01 dezembro 2019

Comunidade

27 setembro 2021
27 setembro 2021

Contactos

CCVA Lisboa

Rua Guiné, 21 A - R/C
2685-336 PRIOR VELHO
Portugal
+351 21 843 72 00
+351 93 750 75 20